7 discos para ouvir hoje: Remi Wolf, PinkPantheress, Xenia Rubinos, Alice Longyu Gao e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Remi Wolf, Xenia Rubinos, Coldplay, FINNEAS, Hayden Thorpe, PinkPantheress e Alice Longyu Gao.

Remi WolfJuno
(Island Records)

Em sua estreia, Remi Wolf entrega um alt-pop funk, influenciado por Beck e Nile Rodgers, com batidas experimentais e uma colagem de referências para elucidar um universo colorido e disfuncional. No vasto escopo de Juno, discute romances como lutas de MMA com Conor McGregor (“Front Tooth”), uma vida sem amigos (“Anthony Kiedis”), empoderamento feminino, fantasias sexuais (“Sexy Villain”), vulnerabilidades (“Buzz Me”) e irritações (“Grumpy Old Man”) com um deboche e curtição distinta ao jogar tudo na mesa sem papas na língua.

Xenia RubinosUna Rosa
(Anti-)

Xenia Rubinos passeia por gêneros musicais para nutrir canções poderosas e comoventes com uma versatilidade e destemor exemplar. Seus vocais resistentes, que se estendem e distorcem de forma espontânea, atravessam por uma combinação eclética e cinematográfica de eletropop (“Did My Best”), rumba (“Sacude”), hip hop e jazz (“Ay Hombre”), mas com um olhar admirável na cultura hispânica. Una Rosa é completo de cores, desenhando muito do som multicromático a partir das cores fluorescente do art pop, para ilustrar temas políticos (“Working All The Time”, “Who Shot Ya”), místicos e pessoais (“Don’t Put Me In Red” em que aborda o racismo e “latina lighting” que sofria em apresentações).

ColdplayMusic of the Spheres
(Parlophone Records)

O Coldplay parece exausto. A solução de chamar o produtor Max Martin, responsável por sucessos de The Weeknd (evidenciado em “High Power”) e Britney Spears, e nomes célebres da música como Selena Gomez (“Let Somebody Go”), as estrelas de k-pop BTS (“My Universe”), o duo We Are KING e Jacob Collier (“❤️”, com inspiração inegável em Bon Iver) soa como um recurso para garantir o combustível necessário para a viagem cósmica proposta pela banda de Chris Martin acontecer. Com letras de ficção científica e corpos celestes (“Coloratura”), Music of the Spheres é pretensioso ao oferecer uma jornada metafórica ao espaço sideral, mas que mais se parece uma breve ida ao céu como a de Jeff Bezos.

FINNEASOptimist
(Interscope Records)

Escrito e produzido inteiramente por FINNEAS, a coleção de canções exemplifica as habilidades do artista como compositor e contador de histórias na esperança de sair da sombra da irmã, a maior estrela pop do planeta, Billie Eilish. São faixas inclinadas por um pop delicado, a maioria tendo o piano como base junto a harmonias texturizadas, que abordam expectativas (“A Concert Six months From Now”), decepções, romances, temas políticos (“The Kids Are All Dying”), fama (“Happy Now?”), nostalgia (“The 90s”) e uma visão pessimista do futuro (“Medieval”) de maneira sincera e honesta nas letras.

Hayden ThorpeMoondust For My Diamond
(Domino)

Em contraste com Diviner, um álbum repleto de solidão e fragilidade, Moondust For My Diamond move-se para uma paleta visual e sonora mais natural. Aqui, o músico está interessado no ponto de encontro entre ciência e religião (“Parallel Kingdom”) e a grande luta pela realidade que molda grande parte do nosso tempo (“The Universe Is Always Right”). O registro vem como o subproduto de um mecanismo de enfrentamento: explorar os mundos do misticismo digital, a necessidade de derreter a realidade e reformulá-la quando tanto parece tão irreal. O resultado é um trabalho reconfortante, cósmico e sedutor em sintetizadores, guitarras, pianos e saxofones com uma aura eletrônica new age orientada pelo vocal afável de Thorpe.

PinkPantheressto hell with it
(Parlophone Records)

to hell with it é a mixtape de estreia de PinkPantheress, batizada com o nome da conta TikTok que tornou a cantora e produtora britânica famosa meses atrás. O energético material traz batidas de garage (“Break It Off”), drum n bass (“I must apologise”), house clássico (“Gypsy Woman”), essência dos anos 90 (“Pain” com sample de “Flowers” do Sweet Female Attitude) e brasilidade (“Nineteen” com o sample de “Outro Lugar” de Toco) em uma infinidade de samples assertivos conduzidos pela voz doce e inocente da artista. São canções que não têm mais de três minutos de duração, mas revelam uma promessa para os próximos anos.

Alice Longyu GaoHigh Dragon and Universe
(Alice Longyu Gao)

Depois de parcerias com Mura Masa (“She Abunai”), Alice Glass (“LEGEND”) e ser reconhecida por Lady Gaga em uma de suas playlists, Alice Longyu Gao constrói um universo de fantasias no EP de estreia High Dragon and Universe. As composições são fruto de uma conciliação de hyperpop tresloucado (“Kanpai”), rap, sintetizadores hipnóticos, batidas borbulhantes e uma parceria com Dylan Brady do 100 gecs (“100 Boyfriends”) que se desdobram numa sensação de arte como terapia (“Bleeding in the Studio”) em letras espirituosas (meu nome em seus lábios como batom de licor / todo mundo está falando de mim … saúde, vadia”) para a artista.