Entrevista: Alice Merton resgata força e amor próprio no processo criativo do álbum ‘S.I.D.E.S.’

Após o álbum de estreia de Alice MertonMint, com o sucesso internacional “No Roots” – aparecendo, inclusive, em uma novela global -, a artista alemã está de volta com S.I.D.E.S.. Os singles que apresentam o material – incluindo “Vertigo”“Same Team” e “Island” – viram a artista dar um grande salto em sua visão artística e confiança.

A voz e o alvoroço pelo pop alternativo que primeiro encantaram os fãs, com reminiscências do Florence and the Machine, permanecem no centro do seu som, mas são ousados em acenos do indie, eletrônica, rock alternativo e synthpop em hinos confiantes contrastados com baladas suaves.

S.I.D.E.S. apresenta Merton maculando os limites entre a energia do rock corrente e as tendências do pop em uma série de composições sobre conflitos pessoais e profissionais durante o confinamento causado pela pandemia do COVID-19.

Conte-nos um pouco sobre o novo trabalho que você acaba de lançar. Houve uma ideia específica para criar S.I.D.E.S. e qual a maior inspiração para escrevê-lo?

Alice Merton: A maior inspiração para este disco foi deixar de lado certas coisas e pessoas da minha vida, que eu sabia que não eram saudáveis para mim. Foi encontrar a força interior, mas também o amor interior para sentir que eu poderia ser independente das opiniões e emoções de qualquer outra pessoa.

Por que o título do novo álbum é S.I.D.E.S.? Quais são os “lados” de Alice Merton?

Alice Merton: S.I.D.E.S. apresenta várias fases nos últimos dois anos que passei. Eu meio que vejo como se estivesse em um cubo mágico. As cores continuam mudando e eu vou de um lado do cubo para o outro, sem saber em qual cor vou parar em seguida. Eu também queria explorar diferentes lados da minha composição, então cada música é um pouco diferente da próxima.

Você lançou alguns singles para este disco, como “Vertigo”, “Blindside”, “Hero” e outros. Qual música você está mais entusiasmada para as pessoas ouvirem?

Alice Merton: Estou animada para as pessoas conhecerem “The Other Side”. Essa música realmente me ajudou a sair de um momento sombrio da minha vida, e me lembra que sempre haverá um outro lado, é apenas uma questão de tempo até você chegar lá.

Você disse que esse disco é mais sombrio que o primeiro. Como o som mudou entre Mint e S.I.D.E.S.? Quais foram as maiores influências musicais?

Alice Merton: Acredito que os tópicos neste são mais sombrios, por causa do que estava acontecendo no mundo em geral, e o fato de que os dois anos para mim foram bem difíceis. Mas, também estava assistindo muitas séries realmente deprimentes como ‘The Handmaids Tale’ que eu penso que intensificou tudo.

Quanto S.I.D.E.S. é fictício e quão pessoal é?

Alice Merton: Eu realmente não escrevo de uma perspectiva ficcional ainda, então eu diria que é bastante pessoal.

Estar nesse período sombrio, como você define, e escrever sobre as dificuldades que enfrentou durante a pandemia. Foi muito custoso colocar todos esses sentimentos no papel?

Alice Merton: Foi muito difícil no começo me motivar a colocar todos os meus pensamentos no papel. Honestamente, eu só queria desaparecer por um tempo. Mas, assim que cheguei ao piano, lembrei-me de como é a fuga na música.

Seu som mudou entre o primeiro álbum e este novo trabalho. Como você se viu amadurecer como artista?

Alice Merton: Acho que meu som e minha música estão em constante evolução, porque estou em constante evolução como pessoa. Se ouço músicas que escrevi há 10 anos, nem reconheço mais aquela pessoa. Isso é o que há de tão especial sobre a composição, eu creio. É criar um novo mundo que se encaixa no espaço em que você está naquele momento.

O que você aprendeu sobre você durante a produção de S.I.D.E.S.?

Alice Merton: Aprendi que sou uma pessoa muito impaciente e que é muito difícil para mim ficar parada durante a fase de produção da criação de um álbum. Embora eu sinta que já sabia disso antes.

E finalmente, como de costume, o que você está escutando nos fones de ouvido hoje em dia?

Alice Merton: Eu estou ouvindo muita música, mas Nothing But Thieves tem sido algo divertido para ouvir durante a pandemia.

Muito obrigado por tirar um tempinho na sua agenda para falar com a gente. Estamos realmente ansiosos para vê-la no Brasil em breve. Planos?

Alice Merton: Obrigada! Eu realmente espero ir ao ao Brasil em breve, estou colocando muita pressão na minha equipe para tentar nos marcar para um festival ou um show lá, mas não tem sido fácil.

S.I.D.E.S. encontra-se disponível em todas as plataformas de streaming: