Yeah Yeah Yeahs lança o single “Burning” do álbum ‘Cool It Down’

Jason Al-Taan

O Yeah Yeah Yeahs lança o álbum Cool It Down, o primeiro em nove anos, no dia 30 de setembro via Secretly Canadian. Depois de mostrar o single “Spitting Off the Edge of the World” com Perfume Genius, a turma de Karen O revela a faixa inédita “Burning”.

Com produção de Andrew Wyatt (Caroline Polachek, Liam Gallagher), a música evoca as pistas e é construída sobre um loop de piano inspirado em “Beggin” do The Four Seasons auxiliada de cordas magistrais, guitarras ruidosas e a intensidade vocal de Karen O envolvida nos protestos de Los Angeles em 2020 – os incêndios a pairar sobre a cidade.

A artista fala sobre a música:

“Quando eu tinha 19 anos morando na East Village, uma noite um colega de quarto me arrastou para fora do apartamento para um rolê improvisado do outro lado da rua, deixei uma vela acesa em uma estante de plástico que, na minha ausência, incendiou meu quarto após uma hora e meia, os bombeiros chegaram e foram apagando o fogo, cheguei em casa e descobri que havia ocorrido um desastre (no meu quarto) e a maior parte das minhas coisas, perdidas nas chamas. Todos os produtos eletrônicos foram derretidos e demolidos como meu laptop, câmeras etc., mas curiosamente os itens que tinham o valor mais sentimental permaneceram intactos como cadernos de desenho, um suéter favorito com corações no peito e fotografias. Fotos dos meus pais queimavam ao redor dos dois como se houvesse algum campo de força intangível protegendo-os, muitas fotos assim, deixando misteriosamente os assuntos amados intocados.

Se o mundo está pegando fogo espero que os mais amados fiquem protegidos e que façamos o possível para proteger o que mais prezamos nesta vida. “Burning” é uma música sobre esse sentimento, sinais de fumaça para a alma. Implorando para esfriar, apenas fazendo o melhor que sabemos. Nick e eu acenamos para “Begging” de Frankie Valli, com a frase “oooh, coloque sua mão vermelha em mim, querido”. Nós cortamos trechos para muitos bangers cheios de alma dos anos 60 em nossos dias; estava em nosso DNA quando escrevemos “Burning””.

O videoclipe da faixa é dirigido por Cody Critcheloe (a.k.a. SSION) e a banda escreveu:

“Ele nos tirou das estradas rurais de Kansas City de volta ao calor de Los Angeles, onde gelo e sangue se acumulam no asfalto sufocante enquanto a vingança é servida au flambe! Queime bebê, queime!