Khamari lança o cativante e extraordinário disco de estreia ‘A Brief Nirvana’

Khamari / Instagram

O cantor de R&B Khamari lança o álbum de estreia, A Brief Nirvana, pela gravadora RCA Records. Habilidoso como vocalista e compositor, sua música é destilada a partir de influências que vão desde os Beatles, Stevie Wonder e Sly Stone até Kid Cudi e Mac Miller. O artista encontra um equilíbrio categórico entre um estilo atemporal e contemporâneo, combinando gêneros e se inspirando desde o pop, hip hop, gospel até a música eletrônica e acústica .

O álbum, como um pequeno diário, explora diferentes aspectos das experiências emocionais de Khamari. São temas como amor, solidão, redenção e libertação sobre uma perspectiva única na voz afetuosa do artista que traz Frank Ocean à mente.

Falando sobre A Brief Nirvana, Khamari divide:

“Este álbum é uma história sobre crescimento desconfortável. Gravá-lo me deu perspectiva e me fez perceber que a busca pela clareza e nirvana é contínua ao longo da vida. Talvez eu estivesse pedindo demais nas fases iniciais, mas isso não muda o fato de que a paz é o que todos nós queremos, no final das contas”.

A jornada começa com “Wax Poetic”, na qual Khamari explora explicitamente a busca inspiração e voz do trabalho, sugerindo que a expressão artística não ocorre naturalmente. Nessa música, com um baixo sutilmente contido e um piano marcante, ele revela seu processo criativo. Em “Doctor, My Eyes”, construída em uma melodia com um violão dedilhado e sintetizadores vaporosos, canta sobre buscar novas perspectivas e clareza. Enquanto em “Drifting”, com o sample assertivo de “Feeling Good” de Nina Simone, expressa o desejo de descobrir uma maneira compartilhar as emoções e resistir à monotonia avassaladora.

Em “Cherry Picking”, uma balada pontuada com riffs de guitarra serenos, Khamari nos convida a reconhecer a importância de abraçar todos os momentos do amor, dos bons aos ruins, valorizando cada aspecto da vivência. Em “These Four Walls”, ele encontra comodidade na solidão entre quatro paredes, que nunca o abandonarão e são sua companhia constante, enquanto pensa sobre o passado. Para em “Right My Wrongs”, questionar-se sobre erros cometidos e o poderia ter feito diferente numa relação até encontrar serenidade para se desfazer dela na balada ao piano “Sacred Place”.

“On My Way” é uma jornada poética que retrata a busca do zero pelo amor e felicidade ao sair de Boston à Los Angeles após o lançamento do EP de estreia (Eldorado, de 2020). Contando com o amparo do sample de “Love and Happiness”, clássico de Al Green, captura a empolgação e a determinação de Khamari em seguir os próprios sonhos e conquistá-los.

Para quando a clareza e felicidade só podem ser momentâneas, Khamari encontra um breve nirvana (“Requiem”) em sua estreia sublime.