A icônica banda de shoegaze Slowdive anuncia o quinto disco de estúdio, everything is alive, para o dia 01 de setembro via Dead Oceans.
O processo de criação do trabalho teve início em 2020, e a banda passou dois anos gravando o álbum em diferentes locais do Reino Unido. O guitarrista e compositor Neil Halstead foi responsável pela produção, e parte das faixas foram criadas em seu estúdio caseiro. Além disso, seis das oito faixas do álbum contaram com a experiência do engenheiro vencedor do Grammy, Shawn Everett.
Dedicado à mãe de Rachel Goswell e ao pai de Simon Scott, que faleceram em 2020, o trabalho explora o tema da vida e esperança. O guitarrista e cantor Neil Halstead afirmou em comunicado de imprensa: ‘
“Não seria adequado fazer um álbum muito sombrio neste momento. O álbum é emocionalmente bastante eclético, mas transmite uma sensação de esperança”.
O primeiro single é “kisses”, que possui todas as características etéreas do grupo, ao mesmo tempo em que funciona como uma canção dream pop para retratar um amor apaixonado em busca de viver sua verdade.
“Não pareceria certo fazer um álbum realmente sombrio agora. O álbum é emocionalmente bastante eclético, mas traz uma sensação de esperança” diz Halstead sobre a música.
O videoclipe é uma viagem onírica por Nápoles. Ele apresenta um protagonista jovem dirigindo pela cidade com vários passageiros na parte de trás de sua scooter, com o cenário de marcos notáveis como o Castel Sant’Elmo, murais de futebol e o Monte Vesúvio. Sobre o trabalho, o diretor Noel Paul comenta:
“Se este vídeo evoca emoção, é em grande parte devido ao nosso excelente elenco. Em particular, Charlie e Claudia, duas almas corajosas e bonitas que se entregaram aos seus papéis e estabeleceram um tom de vulnerabilidade destemida”.
Capa e repertório de everything is alive:
01. “shanty”
02. “prayer remembered”
03. “alife”
04. “andalucia plays”
05. “kisses”
06. “skin in the game”
07. “chained to a cloud”
08. “the slab”