Nos últimos anos, a cantora e compositora Willow Smith (a.k.a WILLOW) demonstrou habilidade ao transitar por diversos gêneros musicais em seus álbuns. Ela incorporou influências da cena folk e dos anos 90 em The 1st, explorou o pop experimental em WILLOW, abraçou o punk em lately i feel EVERYTHING e experimentou com o metal em ˂COPINGMECHANISM˃. Agora, parece estar se aventurando mais uma vez, marcando o início de uma nova era com o single “alone”.
Coproduzida por Eddie Benjamin, “alone” apresenta uma sonoridade introspectiva, com foco no neo soul e groove, acompanhada por versos ágeis e delicados na voz da artista. Na música, ela expressa uma sensação de confusão, solidão e a falta de respostas para alguns problemas, reconhecendo suas próprias limitações e a dificuldade de encontrar soluções. “Nada é o que parece / quando você acorda, quando você sonha / quando você fala, não é remédio para todos nós? / mostre-me algo que não consigo definir”, canta
O videoclipe, dirigido pela própria artista, traz WILLOW em um cenário com fundo infinito cantando e explorando os sentimentos da composição.