A lendária cantora brasileira Elza Soares, reconhecida como a Voz do Milênio, terá o lançamento de seu álbum póstumo no mesmo ano em que celebraria os 70 anos de carreira. Intitulado No Tempo da Intolerância, o trabalho foi gravado por ela até pouco antes de sua partida, em janeiro de 2022, e será lançado na data em que comemorava seu aniversário, em 23 de junho.
“Quero dar voz às mulheres”. Esse foi o pedido que ela fez ao iniciar a produção. Elza interpretou 10 músicas inéditas, todas escolhidas por ela e compostas por mulheres. Entre as autoras está Rita Lee, que presentou a artista com a canção “Rainha Africana”, escrita especialmente para ela. Elza também ganhou uma melodia inédita de Dona Ivone Lara, intitulada “No Compasso da Vida”, que recebeu letra da própria Elza em parceria com Pedro Loureiro. Além dessas, ela também é autora de outras composições, muitas delas extraídas de seus cadernos e diários, como “Coragem” e a faixa-título.
Em sua biografia, ‘Outra Biografia’, Rita Lee detalha sobre o pedido de Elza.
“Pouco antes de eu ser diagnosticada com câncer, ela me pediu uma música para gravar. A letra baixou em dez minutos. Pensei em sua figura majestosa e nasceu “Rainha Africana””.
No Tempo da Intolerância foi gravado no Estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, com produção de Rafael Ramos e será lançado pela gravadora Deck.