Björk explora o universo de ‘Fossora’ no videoclipe animado de “Victimhood”

Reprodução

Björk apresenta o videoclipe de “Victimhood”, faixa extraída do décimo álbum de estúdio, Fossora, dirigido por Gabríela Friðriksdóttir e Pierre-Alain Giraud. A música foi escrita enquanto a artista estudava os arquétipos junguianos da vitimização e representa sua última contribuição para a saga do divórcio, que teve início em Vulnicura, lançado em 2015.

“De alguma forma, tenho essa ilusão de ser uma espécie de otimista. Mas você tem que ser honesto. É mais complicado capturar a autopiedade de um otimista. Às vezes, torna-se papel das mulheres em situações difíceis assumir a catarse e o trabalho emocional, e se houver sombras ou forças obscuras em uma situação, vamos transformá-la em uma espécie de energia positiva para outros membros da família, para que eles não precisem fazer isso, nós cuidamos disso. Além disso, é uma forma estranha de usar o bode expiatório, você escolhe fazer isso, ninguém pediu. Talvez seja aí que entra o humor. É muito interessante. Eu realmente amo muito esse vídeo. Esses personagens são tão mágicos, eles têm tal um significado muito profundo para mim”, disse Björk em uma imprensa.

O videoclipe animado cria uma extensão do universo mágico, comparando as interações entre humanos com as redes pelas quais os fungos se comunicam abaixo da terra, concebidas para o álbum.