6 discos para ouvir hoje: Elza Soares, Fleet Foxes, Big Boi & Sleepy Brown e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Elza Soares, Fleet Foxes, Alicia Keys, Big Boi & Sleepy Brown, Moses Sumney e Tierra Whack.

Elza SoaresElza Soares e João de Aquino
(Deck Disc)

Elza Soares e João de Aquino foi gravado na segunda metade da década de 1990, em única sessão no estúdio carioca Haras, e chega ao mundo digital via Deck, gravadora carioca que pôs no mercado os dois últimos álbuns de Elza SoaresDeus é Mulher (2018) e Planeta Fome (2019). A gravação é fruto de muita intimidade musical. Produtor de discos importantes da cantora, como Negra Elza, Elza Negra em 1980 com muita macumba, samba e partido alto, e seu parceiro de palco em diversos shows desde a década de 70, o violonista João de Aquino tem a técnica e o vigor, o mesmo espírito improvisador e imprevisível da cantora. E, embora esta gravação tenha ficado mais de vinte anos esquecida em fitas analógicas guardadas numa gaveta, a impressão que se tem é que esse duo precisava existir e ter o registro lançado.

Fleet FoxesA Very Lonely Solstice
(Anti-)

No ano passado, Robin Pecknold do Fleet Foxes fez uma transmissão ao vivo em St. Ann e na Igreja da Santíssima Trindade no Brooklyn, que ele chamou de A Very Lonely Solstice. O Fleet Foxes lança a performance como um álbum e as filmagens do show no YouTube. Além de interpretar canções do álbum Shore e outros números do catálogo da banda, o grupo retrabalha a balada “Silver Dagger” e traz um cover de “In the Morning” de Nina Simone no repertório.

Alicia KeysKEYS
(RCA Records)

Com uma coleção de 26 faixas, Alicia Keys lança o álbum duplo, KEYS, dividido em duas partes: Originals e Unlocked. A primeira parte traz influências jazz (“Is Is Insane”) e R&B, em momentos introspectivos, quase só voz e piano, em canções que exploram o desejo, o amor e a solidão produzidas pela própria artista; enquanto a segunda revela um repertório reimaginado com influências do hip hop, trip hop (“Nat King Cole”) e pop (“Old Memories”) produzidas livremente ao lado de Mike Will Made-It (Kendrick Lamar, Beyoncé) e com participações especiais de Swae Lee, Khalid, Lucky Daye e Lil Wayne nas canções.

Big Boi & Sleepy BrownBig Sleepover
(RCA Records)

Os rappers Big Boi do OutKast e o colaborador de longa data Sleepy Brown lançam o projeto colaborativo Big Sleepover. O registro que passeia por números do R&B, funk e hip hop conta com participações especiais do artista jamaicano Kay-I (“The Big Sleep is Over”), CeeLo Green (“Intentions”), o rapper Killer Mike do Run The Jewels (“Can’t Sleep” e “Lower Case”) e Mike e Big Rube (“We The Ones”).

Moses SumneyLive From Blackalachia
(TUNTUM)

Live from Blackalachia é um álbum e filme ao vivo gravado nas montanhas Blue Ridge no verão de 2020, em um palco construído em uma colina situada em um rancho de 72 acres. Composto de arranjos dinâmicos de banda – que conta com bateria, teclados, guitarras, contrabaixo, violinos, saxofones e trombones, além de sons naturais de abelhas, pássaros, esquilos, grilos, sapos -, o trabalho revisita composições dos primeiros 2 álbuns, Aromanticism (2017) e græ (2020), de Moses Sumney.

Tierra WhackPop?
(Interscope Records)

A rapper, cantora e compositora Tierra Whack lança o EP Pop?, uma semana após o EP Rap?. Com três faixas inéditas, o compacto inclui a dançante “Body Of Water”, que Whack diz ser sobre liberdade, além de uma vertente rock funk em “Lazy” e um lado pop folk em “Dolly”.