5 discos para ouvir hoje: Shirley Hurt, KT Laine, ​​half•alive, White Lung e mais

Divulgação / Alica Owen

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: Shirley Hurt, KT Laine, half•alive, White Lung e Adalita.

Shirley HurtShirley Hurt
(Telephone Explosion Records)

Ao longo de nove canções do disco de estreia, a cantora e compositora Sophia Katz, detentora do projeto Shirley Hurt, atravessa por universos do indie folk, pop, country e americana na criação de um som elegante e autoconfiante. Os arranjos esqueléticos apresentam-se com beleza em torno da voz categórica de Katz, um instrumento por si só que lembra grandes artistas (de Carole King à Joni Mitchell e Aldous Harding) num conjunto de meditações (“Problem Child”), desejos e complexidades melancólicas (“Empty Hands”). Há um ar de facilidade e simplicidade em Shirley Hurt que desmente sua complexidade inerente. Uma atemporalidade que faz o disco parecer que sempre existiu, como se fosse para estar aqui. Este é claramente o começo de uma longa história artística, que provavelmente será pontilhada de muitos capítulos imprevisíveis.

KT LaineKnock Knee
(Victory Pool Records)

Com uma sonoridade indie folk rock e um vocal abafado melancólico, que evoca nomes como Angel Olsen, Sharon Van Etten e Judee Sill, a canadense KT Laine apresenta o disco de estreia. Com produção de Elijah Browning, Knock Knee é um disco repleto de charme acessível e uma sensação nostálgica em teclados, sintetizadores, violinos, violas, pianos e guitarras. São canções arquitetadas de incertezas (“Linear Notes”), inquietações de caráter profundamente introspectivo (“Full Colour”), amadurecimento (“Dumpster Fire”) e escritas quando o parceiro da artista na época tinha acabado de sair para uma turnê e ela começou a processar as possibilidades de acabar o relacionamento (“Again”).

​​half•alive​​Conditions of a Punk
(RCA Records)

O trio de alt pop half·alive retorna com Conditions of a Punk, o sucessor do álbum Now, Not Yet, com uma série de hinos consistentes e emocionais para o vocalista Josh Taylor explorar o amor influenciado pelo indie pop, rock alternativo, soul e disco. Com uma sonoridade apoteótica, batidas groove cativantes, guitarras com brilho disco funky, sintetizadores turvos e instrumentações poderosas, as músicas refletem momentos encantadores de um amor (“High Up”), o fim de uma relação (“Did I Make You Up?”), as angústias (“Never Been Better” com Orla Gartland e que soa um encontro de The Strokes com Tame Impala), o enfrentamento com o sentimento da perda (“Make of It”), um olhar para novos começos (“Summerland”) e a busca por serenidade (“Hot Tea”). As músicas ganham dimensões contrastantes que levam as amarguras e otimismo para balançar na mesma intensidade em extasiantes melodias (“Back Around”).

White LungPremonition
(Domino)

Já se passaram mais de cinco anos desde que White Lung lançou qualquer material novo. Depois do explosivo álbum de estreia em 2014, Deep Fantasy, e o aclamado pela crítica, Paradise, a banda punk fez um longo, mas não intencional, hiato. Agora, a cantora Mish Barber-Way, o guitarrista Kenneth William e a baterista Anne-Marie Vassiliou estão de volta com Premonition. O trio trabalha com o produtor de longa data Jesse Gander (Japandroids, Brutus) para movimentar o punk rock primitivo no qual a banda construiu a carreira, mas com um caráter de renascimento – o registro marca a primeira vez que Barber-Way gravou sóbria. Caótico, visceral, ousado e cheio de ganchos fulminantes, Premonition é um turbilhão selvagem de bateria, guitarra intrincada e letras intensas sobre fúria (“Hysteric”), esperança, maternidade (“Bird”) e evolução.

AdalitaInland
(Liberation Records)

As músicas de Inland foram finalizadas em 2015 e Adalita, ícone do rock australiano, passou os últimos sete anos regravando as faixas inúmeras vezes, enquanto lutava com os arranjos e o andamento, até que o produtor e baterista do Art Of Fighting, Marty Brown, ajudou-a a encontrar encontrar o caminho a seguir. Com guitarras distorcidas e atmosféricas, baixos pulsantes, sintetizadores e batidas eletrônicas que impulsionam sua narrativa, o terceiro registro da artista é uma celebração de uma jornada interior. Um trabalho dinâmico que explora as camadas de si mesma, tempos e lugares, tensão sexual (“Private Feeling”), pensamento obsessivos (“Listened Hard”, “Equations”) e uma celebração do poder de deixar as coisas irem (“Abandoned Houses”).